19.10.06

Mastodon - Blood Mountain

Mastodon - Blood Mountain -2006- Warner Music

Após terem lançado o segundo disco Leviathan em 2004 em que toda a temática girava em torno de Moby Dick e do caçador Ahab, do conto de Herman Melville. Foram rapidamente apontados como uma das esperanças do heavy metal. E agora ao terceiro disco essa esperança dissipou-se e tornou-se numa certeza.
A sua deslocação da independente Relapse para a multinacional Warner suscitou alguns comentários menos favoráveis à banda, rotulando-os de "vendidos". Mas Blood Mountain vem contrariá-los. Para confirmar isso, basta ouvir Bladecatcher, o tema mais bizarro do disco, para perceber que os Mastodon apreciam Frank Zappa.
Tendo em conta que Leviathan se tornou um objecto de culto intocável para toda a comunidade metaleira e não só, a sonoridade ligeiramente diferente deste disco pode afastar alguns fãs mais conservadores, mas por outro lado é capaz de aproximar novos fãs. Uma coisa é certa, enquanto este quarteto se mantiver disposto a arriscar e a porem a criatividade à frente das fórmulas, não será fácil manter uma base constante de fãs. Afastando uns e aproximando outros.
A sua capacidade de escrita cresceu, a capacidade de cantar também. Desta vez o tema do disco foi desenvolvido por toda a banda, e mantendo-se no especto das aventuras, desta vez somos levados por uma viagem desde o sopé da montanha até ao seu topo, encontrando as mais estranhas criaturas e monstros.
Mantendo todo o aspecto técnico das guitarras e da secção rítmica, arriscam-se por ambientes mais stoner e progressivo, mantendo por debaixo a estrutura do metal mais pesado.
Mastodon arriscam-se a serem grandes, muito grandes. Um dos discos do ano, sem qualquer sombra de dúvida.

1. The Wolf Is Loose
2. Crystal Skull
3. Sleeping Giant
4. Carpillarian Crest
5. Circle Of Cysquatch
6. Bladecatcher
7. Colony Of Birchmen
8. Hunters Of The Sky
9. Hand Of Stone
10. This Mortal Soil
11. Siberian Divide
12. Pendulous Skin

MySpace
Site Oficial

1 Comments:

At 7/7/07 12:04, Anonymous Anónimo said...

A melhor coisa que ouvi desde Pantera. Simplesmente do caralho!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home