4.4.06

Matisyahu - Live At Stubb's


Matisyahu - Live At Stubb's - 2005 (SonyBMG)

Este Live At Stubb's tem sido anunciado na imprensa portuguesa como o álbum de estreia deste conjunto. O que é falso. É sim, o segundo álbum. Mas este é ao vivo, e é lançado pela multinacional SonyBMG.
Nos últimos tempos, e para quem tem estado mínimamente atento, tem havido uma aposta na sonoridade reggae por parte da Indústria. Patrice, Gentleman e Damien Marley foram uns dos últimos a atingir os tops à custa do seu som de origem jamaicana. Mas o que trazem estes Matisyahu de novo? A meu ver, a substituição do Jah por Moisés, e a sustituição das rastas por aquelas tranças (?) judias.
O vocalista e mentor do projecto, Matthew Miller,
é um das figuras mais peculiares que apareceu no mundo da música nestes últimos tempos. Talvez isso tenha sido o suficiente para ter chamado a atenção do público e da crítica. Este jovem norte-americano veste-se como um típico judeu ortodoxo. Uma presença no mínimo estranha. O jovem apresenta um trajecto de vida infeliz e que um dia mais tarde descobre a religião, que o "salva". (Seja lá do que fosse. Isso são pormenores que não dizem respeito à música.)
A sua sonoridade situa-se entre o reggae, dance-hall e hip-hop. Com um som cosmopolita, ensolarado pela jamaica, apresentam um disco forte, coeso, e muito agradável (até mesmo as partes em iídiche - dialecto judeu).

Mais info: Matisyahu

3.4.06

Forever Slave - Alice's Inferno

Forever Slave - Alice's Inferno - 2005 (Armaggedon)

Nos dias que correm é recorrente ouvir bandas de metal gótico sinfónico com uma voz feminina a surgir de diversos locais do planeta. Depois do sucesso dos Evanescence (que são uma banda menor na minha opinião), as portas abriram-se para bandas que já cá andavam à imenso tempo. Como os Lacuna Coil, Within Temptation , e até, aos Nightwish. Então, poderá achar-se arriscado que uma banda deste estilo surja em território espanhol. Sim, espanhol. Formados em Valença em 2000, tinham lançado até então duas maquetes. Nestas maquetes já se notava a qualidade musical deste grupo, apenas faltavam os meios técnicos para atingirem uma sonoridade superior. Nos finais do ano passado, lançam este Alice's Inferno pelo selo da Armageddon. Apesar da sua sonoridade não ser nenhuma novidade, este conjunto de músicos mostra toda a sua capacidade de composição, trazendo boas melodias para um género que já se encontra algo saturado.
Alice's Inferno é um álbum conceptual que retrata a história de uma rapariga adolescente que é internada num hospício após ter assassinado os seus pais. Relata então os seus estados de demência e as suas recordações esporádicas.

01. Lunatic Asylum
02. Reminicenses
03. In The Forest
04. Equilibrium
05. The Circles Of Tenebra
06. Dreams And Dust
07. Aquelarre
08. Across The Mirror
09. Tristeza
10. The Letter

Forever Slave.

Factor Activo - Em Directo Do Fim Do Mundo

Factor Activo - Em Directo Do Fim Do Mundo - 2005 (Loop Recordings)

Este colectivo da Beira Interior, mais propriamente da Covilhã, demorou cerca de dez anos a gravar o seu primeiro longa duração. Não por falta de qualidade ou de intenção de o fazer, mas por necessidade e vontade de crescer como músicos primeiro. E isso é um acto de louvar. Confesso desde já que não sou adepto de Hip-Hop, principalmente daquele mais mainstream. Mas, a sonoridade que este conjunto nos apresenta é mais que um simples hip-hop tuga com tiques americanados. Tem diversas tendências e influências, que passam pelo dub, ao electrónico. Arrisco mesmo os nomes de Massive Attack e de Crystal Method como alguns dos nomes que me saltaram à cabeça quando os ouvi.
O Factor Activo é um colectivo composto por Blue (teclados), Rits (guitarra eléctrica), Orlando (trompete), Marco (voz, baixo, contrabaixo) e Defski (voz, programação). Este disco conta com algumas participações, nomeadamente de: Alejandro Burgos, Victor Afonso (Kubik), Miguel Leiria, Hugo Correia (Fadomorse) e Orlando.
O single que saiu deste cd foi a música "Falta de Sorte", e chegou a rolar o vídeo na Sic Radical.
Para mais informações : Factor Activo.