2.6.06

Novembre - Materia

Novembre - Materia - 2006 (Peaceville)

Foi apenas esta semana, e através de um amigo, que conheci os Novembre. Investiguei um pouco e descobri que são italianos e que já existem desde 1990. Mas nesta altura tinham o nome de Catacomb. Só em 1994 é que adoptaram o nome de Novembre. Agora em Abril de 2006 lançaram o seu quarto disco: Materia. E como é só este que conheço vou-me ficar por ele.
À primeira audição soam a Katatonia, ou não fizessem parte da mesma editora. Estou a falar a nivel de mistura e produção e também a nível musical. Mas as músicas de Novembre arrastam-se por mais tempo, tornando-se menos acessíveis que os Katatonia.

[Katatonia que lançaram também um disco recentemente, mas que ainda não tive a oportunidade de ouvir, por isso ainda não escrevi nada sobre este. Admito esta minha falha (clamorosa!!).]

Mas com mais audições começa a sentir-se os pequenos pormenores, e eles têm bastantes. Acabam então por também ter influências de Opeth. A sonoridade prende-se a um universo já conhecido e onde estão muito seguros do que fazem. Mesmo não sendo originais são muito bons no que fazem, e apresentam neste disco extraordinárias canções.
Recomenda-se a quem gosta de Katatonia, Opeth, My Dying Bride. E da sonoridade Metal-Gótico-Progressivo.

1. Verne
2. Memoria Stoica / Vetro
3. Reason
4. Aquamarine
5. Jules
6. Geppetto
7. Comedia
8. The Promise
9. Materia
10. Croma
11. Nothijngrad

Mais informações

Kalmah - The Black Waltz

Kalmah - The Black Waltz - 2006 (Spinefarm Records)

Regressam em grande os finlandeses Kalmah. Já contam com 14 anos de carreira e presenteiam-nos com um dos seus melhores álbuns até à data. Três anos após Swampsong eis que lançam The Black Waltz. E acrescento que o título se assenta como uma luva ao disco. Infelizmente continuam a ser um pouco menosprezados até mesmo no seu país natal. Pode ser que este disco os ajude a quebrar o preconceito que os media têm para com eles. O que não se percebe dada a qualidade dos músicos. Desabafos aparte, vamos ao disco.
Chega-nos então o quarto registo longa duração dos finlandeses. O mais melódico até hoje e que apresenta também mudanças de vocalização. Apresentando-se agora mais grave e áspera. Com onze fantásticas músicas, os Kalmah levam-nos numa viagem pelo norte da Europa. Embalados pelas suas melodias negras, a sua grandiosa valsa negra. Sofremos o impacto do seu death metal melódico, que apresenta um ambiente harmonioso e cheio de musicalidade. Os teclados estão presentes, mas sem estarem em demasiada evidência, como acontecia nos discos anteriores. A mudança de sonoridade não é tão acentuada que afaste os seguidores da banda. Vai é aproximar novos interessados. Se gostar do género, este é sem dúvida um disco a adquirir.

1. Defeat
2. Bitter Metalli Side
3. Time Takes Us All
4. To the Gallows
5. Svieri Doroga
6. The Black Waltz
7. With Terminal Intensity
8. Man of the King
9. The Groan of Wind
10. Mindrust
11. One From The Stands

Site Oficial

Llorca - My Playlist

Llorca - My Playlist - 2006 (Wagram)

Eis que Llorca regressa com um novo disco. Depois do sucesso do seu debut Newcomer em 2002, onde surgiu com uma electrónica regada de jazz, blues, soul e outras influencias da música norte americana, chega-nos agora um disco de remisturas. O francês Ludovic Llorca traz então na bagagem as músicas que gosta de ouvir enquanto se diverte na noite. Misturadas por ele mesmo. Longe daquilo a que nos habituou no seu Newcomer, este disco está mais carregado de house e funk. Muito funk. Apesar de se afastar dos meandros originais, a música continua repleta de qualidade. Logo a começar pela escolha dos temas. E depois a remistura inteligente de Ludovic acrescenta um novo brilho às, desde logo, boas músicas.
Pode então afastar os que esperam ouvir mais electro-jazz-blues-etc etc, e aproximar os que gostam da música mais dançável. Mas se realmente gostam de música electrónica, aqui está um bom disco para dançar nas noites de verão.

  1. Intro
  2. THE REBIRTH Evil Vibrations
  3. LLORCA with STEFAN FRANK All We Ever Have
  4. JAMIE LIDELL When I Come Back Around
  5. SEYMOUR BITS Free
  6. OLAV BREKKE MATTHISEN Gul Boss
  7. MIDNIGHT CITY SOUL AFFAIR Still Lovin You (Jii Hoo remix)
  8. IN FLAGRANTI Eskapade (Re-edit)
  9. SUPACELL It's Here, It's Now -The World Can Do You No Harm)
  10. DJ ALI & T.FULLER Show Me Right (Llorca Playlist This Remix)
  11. TONE LOC Funky Cold Medina
  12. DANI SICILIANO Extra Ordinary (Caspa Codina Cover)
  13. ROUNDTREE Hit On You (Idjut Version)
  14. PHONIQUE Feat ALEXANDER EAST 99 And A Half (I Cube Redub)
  15. UNAI I Like Your Style
  16. CHÂTEAU FLIGHT Feat. BERTRAND BURGALAT Les Antipodes (Joakim Remix)
  17. SHARON PHILIPS Want2 Need2 (Trentemoller Remix)
  18. KARU Maraud Your Ears (Tim Paris ‘ we almost lost Detroit ‘ Mix)

Site Oficial