9.9.06

Agalloch - Ashes Against The Grain

Agalloch - Ashes Against The Grain - 2006 (The End Records)

De regresso às edições estão os norte-americanos Agalloch. Depois de um disco muito bem visto pela crítica mundial em 2002 - The Mantle. Devolvem aos fãs uma sonoridade ainda mais trabalhada que nos discos anteriores. Para quem nunca os ouviu, eles cruzam diversas sonoridades: dark-folk-black-rock-metal; tudo isto de um modo experimental em atmosferas sonoras bastante densas. Há quem lhe chame Grey Metal (Metal Cinzento), devido à sua tendência para o desespero, melancolia e tristeza. Enfim, para géneros diferentes tem de surgir definições diferentes. Mas não deixem a palavra metal assustar alguns de vocês. De volta ao disco.
Como quase todos os discos diferentes e fora do normal, exige paciência e diversas audições para se conseguir disfrutar de todo o seu potencial. O ambiente de Ashes Against The Grain é feito com riffs acústicos circulares, repetidos até hipnotizar e nos arrastar para dentro da floresta em que os Agalloch se escondem. Uma floresta negra e assustadora habitada por fantasmas.
Temos uma fabulosa trilogia de músicas, a sequência Our Fortress Is Burning a terminar o disco e, pela primeira vez, podemos ouvir um tema rápido num dos seus discos, a faixa 2 : Falling Snow. A faixa 4 Fire Above, Ice Below faz-me lembrar Tiamat nas partes melódicas das vocalizações, e até na construção geral da música.
Não é fácil de assimilar, mas depois de digerido é difícil de querer outra coisa.

1. Limbs
2. Falling Snow
3.
This White Mountain On Which You Will Die
4. Fire Above, Ice Below
5. Not Unlike The Waves
6. Our Fortress Is Burning... I
7. Our Fortress Is Burning... II - Bloodbirds
8. Our Fortress Is Burning... III - The Grain

MySpace
Site Oficial

6.9.06

A OUVIR (Ausencia forçada)

Devido ao emprego e à sobrecarga que este tem devido ao regresso às aulas, e acrescentando um período de convalescência cirúrgica. Tem sido muito difícil arranjar tempo para escrever qualquer coisita. Hoje, de regresso do hospital e ainda com direito a período de baixa, vou tentar colmatar a falha colocando alguns discos numa coluna a que chamei "a ouvir". Coloco aqui então 4 ou 5 discos aos quais aconselho uma escuta atenta.

Sem qualquer tipo de ordem aqui seguem:

The Dresden Dolls - Yes Virginia (2006) - O duo volta ao ataque com o piano e a bateria ao estilo a que já nos habituaram.

Dog Fashion Disco - Adultery (2006) - O regresso dos geniais DFD. Para quem gosta de sonoridades diferentes e pouco monótonas (aconselhado vivamente a fãs de Mr. Bungle).

The Low Frequency In Stereo - The Last Temptation Vol.1 (2006) - Indie rock maioritariamente instrumental.

Thom Yorke - Eraser (2006) - O carismático vocalista dos Radiohead aventura-se num disco a solo.Se gostaram da fase experimental dos Radiohead então vão gostar deste disco.

Wolverine - Still (2006) - Um excelente disco de sonoridade doom/prog/metal.

Até breve!